No final da semana passada – por coincidência, creio, no Dia Mundial do Brincar (28 de Maio) – recebemos uma notícia inesperada: fomos um dos vencedores mundiais do UEFA Foundation Awards 2020.
Vivemos tempos incertos, difíceis até… sobretudo para muitas das crianças no intervalo de idades que habitualmente frequenta as atividades Brincar de Rua (dos 4 aos 10 anos), que vivem estes dias “aprisionadas”, impedidas de serem crianças na plenitude dos seus direitos: uma vida ligada à sua comunidade (família, amigos e vizinhança), para além dos ecrãs, exercitando o seu corpo e despertando a sua mente para as maravilhas e desafios do mundo para além das paredes das suas casas (muitas vezes com famílias esgotadas, sem possibilidade ou disponibilidade de sair e ter acesso à rua/ espaços verdes/ ar livre) e das suas instituições (demasiadas vezes assoberbadas com outras preocupações que fazem descurar a importância da relação com a Natureza).
Na realidade este prémio vai mudar pouco ou nada as suas vidas… A nossa única esperança é que nos ajude a inspirar cada vez mais adultos, Pais, Educadores, Professores, para a mudança fundamental: é imperativo criar oportunidades para que as nossas crianças sejam crianças – com segurança e saúde, claro; mas com espaço para explorar, descobrir, desafiar, deslumbrar-se por elas próprias, em progressiva autonomia, com o mundo das coisas e das pessoas que está lá fora. Esta mudança tem que partir de nós.
Por isso termino afirmando: Este prémio é de todos nós – dos brincadores (crianças) e das famílias que participaram nas atividades Brincar de Rua; das pessoas que fazem parte da Equipa Técnica Brincar de Rua, dos especialistas que partilham ideias nas PLAYtalk e dos anónimos que se ligam ao programa, que nos incentivam e que espalham a palavra; das equipas dos municípios que apoiam localmente o programa e dos parceiros que põem tudo a mexer; mas, permitam-me, este é sobretudo um prémio das cerca de duas centenas de pessoas que voluntariamente distribuem (ou vão distribuir) energia de brincar pelos bairros das suas cidades – os Guardiões do Brincar. A eles e a todos os que fazem a Comunidade Brincar de Rua segue hoje uma Saudação Brincadora ainda mais especial! Juntos por crianças e comunidades mais saudáveis e felizes!
OBRIGADO UEFA FOUNDATION FOR CHILDREN!
A Ludotempo (APB), com o programa Brincar de Rua, foi uma das 20 escolhidas pelo Conselho da Fundação das Crianças para receber o prémio. Podes conhecer todos os vencedores no website da Uefa Foundation for Children.
Nestes tempos de pandemia, o programa Brincar de Rua ajustou-se e criou as Tribos do Brincar. Se tens 1 hora disponível por semana e achas que as crianças precisam mais do que nunca, dado o período de confinamento e o ensino à distância, ter um tempo para vir à rua, serem mais ativas, brincar ao ar livre e respirar… candidata-te a Guardiã(o) do Brincar e cria a tua Tribo com pessoas da tua confiança: os teus filhos, o vizinho do prédio, os amigos da escola…
Leave a Reply