Tempos especiais exigem medidas especiais!

SIM. É POSSÍVEL BRINCAR NA RUA EM TEMPOS DE COVID-19. DESCOBRE AQUI O QUE SÃO AS TRIBOS DO BRINCAR E COMO FUNCIONAM

Vivemos tempos de exceção. Foram mais de 2 meses em que quase tudo foi ao contrário do que deveria ser, sobretudo para as crianças: longe dos amigos e família alargada; pouca ou nenhuma rua, sol e mundo; medo e confusão dos adultos à sua volta (na TV e, às vezes, em casa). Uma das consequências está já à vista: 80% das crianças com comportamentos sedentários; Corpos entorpecidos que têm que voltar à Natureza, à rua. Agora é tempo de nova mudança. É tempo de lhes devolvermos, aos poucos, com passos serenos e seguros, o espaço de rua, a liberdade e a beleza de ser criança.

A metodologia Brincar de Rua ajusta-se aos novos tempos, com um novo programa de capacitação, assente nas mesmas permissas de sempre: recrutamento sério e um acompanhamento seguro de pessoas que, como tu, querem fazer mais pelas suas crianças. Tempos extraordinários exigem a mobilização de todos e apesar da fantástica capacidade de adaptação que têm revelado, é tempo de lhes devolvermos a sua infância por inteiro.

Juntos, da forma mais simples e prazerosa para ti e para os petizes, vamos ajudar-te a espalhar energia de brincar pela tua comunidade, criando a tua Tribo do Brincar!

 TRIBOS DO BRINCAR

A tribo é o lugar seguro do brincar do teu prédio/ condomínio, da tua rua, da tua família alargada (a de sangue e a que tu escolheste). A tribo reúne pelo menos uma vez por semana (de acordo com a disponibilidade dos Guardiões do Brincar), sempre no mesmo local - a Zona do Brincar - e à mesma hora; a tribo é constituída por, no mínimo 2 Guardiões do Brincar (adultos recrutados pelo Brincar de Rua) e, no máximo, 8 brincadores (crianças).

As tribos são criadas e geridas exclusivamente por Guardiões do Brincar devidamente acreditados pelo Brincar de Rua; as atividades são totalmente gratuitas.

As tribos são o ponto alto da vida comunitária do teu prédio/ condomínio/ rua ou bairro, no que às crianças diz respeito. Miúdos felizes e ativos, a Brincar na Rua, ao sabor do vento e da imaginação; adultos tranquilos e satisfeitos a soborear um final de dia gostoso, em boa companhia, com risos e gargalhadas à mistura. Uma sintonia perfeita de dar e receber.

 Como me posso juntar?

01 INSCREVER-ME COMO GUARDIÃO DO BRINCAR

É o adulto idóneo, devidamente recrutado, validado e formado pelo programa Brincar de Rua. Acompanha as crianças durante os encontros, zela pela segurança e age sempre que necessário: acompanhar uma criança até ao WC, caso este fique fora da Zona do Brincar; receber e entregar as crianças aos pais.

O candidato a Guardião do Brincar passa por um processo de entrevista, entrega do Certificado de Registo Criminal e formação (online).

As candidaturas a Guardiã(o) do Brincar são em equipa, ou seja, para me candidatar tenho que o fazer já com pelo menos mais um potencial companheiro(a). O Guardião do Brincar tem que ter no mínimo 1 hora disponível por semana.

Candidatar-me a Guardião do Brincar

02 INSCREVER BRINCADORES NA TRIBO

São as crianças, exploradoras, curiosas, desafiadoras, conquistadoras, aprendizes... que queremos que sejam (cri)ativas e felizes.

Se os Guardiões da tua Tribo estão prontos, está na altura de inscreveres a criançada.

Os encontros das tribos são de participação gratuita. Nota: as atividades das Tribos do Brincar são da exclusiva responsabilidade dos seus participantes: Guardiões do Brincar, Pais e Brincadores.

Juntar Brincador a uma Tribo

 NORMAS DE SEGURANÇA NAS TRIBOS DO BRINCAR:

REGRAS GERAIS NOS ENCONTROS

1.  No máximo, são permitidas 10 pessoas por sessão,  entre crianças e adultos 
2.  Duração de 1 hora (pelo menos, 1 vez por semana).
3.  A Zona do Brincar – local onde a Tribo se reúne –  é selecionada pelos Guardiões do Brincar – vamos dar-te uma ajudinha neste capítulo. As Tribos reúnem sempre na mesma Zona do Brincar, nos dias combinados.

OBRIGAÇÕES

1. Respeito pela etiqueta respiratória.
2. Higienização das mãos antes e no final das sessões. Esta é uma responsabilidade que está a cargo dos pais.
3. Higienização dos brinquedos antes e no final das sessões. Esta é uma responsabilidade que está a cargo dos pais.

RECOMENDAÇÕES

1. Não utilizar parques infantis, especialmente em locais onde não conheçam as rotinas de limpeza pública.
2. Cada brincador (criança) deve trazer consigo uma solução alcoólica (gel desifetante) para desinfetar as mãos.
3. O uso de máscara é obrigatório para crianças a partir dos 10 anos nas escolas e na utilização de transportes coletivos de passageiros, mas para outras idades ou situações, como a vinda para a rua, não existem, à data, recomendações oficiais. Por isso, recomendamos que, em grupo, a Tribo do Brincar decida acerca do uso de máscara social por todos nas sessões e reflitam de que forma se sentem mais confortáveis.
3. Evitar brincadeiras/jogos com contato físico direto.

SER GUARDIÃO DO BRINCAR

PORQUÊ?

Este período obrigou as crianças a estar fechadas em casa
Nestas últimas semanas, as crianças pouco viram, correram ou exploraram a rua e a natureza
As crianças não estão com os seus amigos ou com crianças vizinhas
As crianças precisam de brincar na rua, de socializar.... E isso não pode acontecer apenas em setembro, data prevista para voltarem à escola!

QUEM?

Pai/mãe ou cuidador de um brincador (criança)
Vizinho, amigo ou familiar que se queira juntar a um Guardião Pai/mãe ou cuidador de um brincador na Tribo
Bem-disposto e disponível para crianças
Disponível, pelo menos, 1 hora por semana

Como me posso tornar Guardião do Brincar? 

AQUI EXPLICAMOS TODOS OS PASSOS QUE PRECISAS DE SEGUIR PARA TE TORNARES NUM GUARDIÃO DO BRINCAR 

01

TRAZ UM AMIGO 

É preciso que outro adulto se junte a ti. Fala com a tua rede de contactos – um vizinho no prédio, um amigo mais chegado, um familiar que viva perto de ti – e desafia-o a ser também um Guardião do Brincar na tua Tribo do Brincar.

02

REGISTO E CANDIDATURA

Faz o registo do teu perfil na plataforma Brincar de Rua. Depois de concluíres o registo, candidata-te a Guardião do Brincar.

03

ENTREVISTA

A equipa do Brincar de Rua vai entrar em contacto contigo para agendarmos uma entrevista e nos conhecermos um pouco melhor.

04

REGISTO CRIMINAL 

Para assegurar a segurança dos nossos brincadores (crianças), é pedido ao Guardião a entrega do registo criminal.

05

FORMAÇÃO

Ajuda a demonstrar a missão do Brincar de Rua e o teu papel enquanto Guardião nas Tribos do Brincar.

06

ESCOLHE O LOCAL

Está na hora de analisar e verificar o local onde queres que se realize a tua Tribo do Brincar.

07

PRONTO PARA ESPALHAR A MAGIA NA TRIBO

Finalmente, vamos começar a brincar na Tribo. E tu és fundamental neste processo. Obrigado por criares a oportunidade de trazer as crianças para a rua, com tranquilidade e segurança. Boas brincadeiras!

Onde? 

EM TODO O PAÍS

Quando? 

AGORA É O MOMENTO…AS CRIANÇAS PRECISAM DE TI MAIS DO QUE NUNCA!

CANDIDATAR-ME A GUARDIÃO DO BRINCAR

A plataforma online é onde a comunidade Brincar de Rua começa. Faz o Registo do teu perfil e candidata-te a Guardião do Brincar. Lembra-te que as candidaturas estão abertas de 18 a 31 maio. Apressa-te!

INSCREVER BRINCADOR

PORQUÊ?

Nestes tempos excecionais, 80% das crianças relevam comportamentos sedentários.
Em telescola, as crianças estão mais horas do seu dia em frente a ecrãs.
Sem escola, as Tribos do Brincar são uma forma de as crianças se relacionarem e brincarem com outras crianças;
Depois de semanas em casa, as crianças precisam agora de cuidar da sua saúde – física e mental – em contexto ao ar livre, retomando a socialização, mobilidade e autonomia na sua rua ou bairro.

Como posso inscrever um Brincador? 

AQUI EXPLICAMOS TODOS OS PASSOS QUE PRECISAS DE SEGUIR 

01

REGISTO E INSCRIÇÃO

Faz o registo do teu perfil na plataforma Brincar de Rua. Depois de concluíres o registo, inscreve um brincador (criança).

02

PROCURA TRIBOS DO BRINCAR

Agora que o brincador está inscrito, procura nos eventos a Tribo do Brincar perto de ti. Procura a Tribo da tua rua.

03

BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR…

Agora só resta brincar, fazer novos amigos, descobrir coisas novas e ser feliz na rua.

Onde? 

NA TRIBO DO TEU PRÉDIO/CONDOMÍNIO OU DA TUA RUA… REGISTA-TE NA PLATAFORMA, ENCONTRA A TUA TRIBO E INSCREVE UM BRINCADOR (GRATUITO).

Quando? 

AGORA É O MOMENTO! AS CRIANÇAS PRECISAM DE RUA, DE ESTAR COM OUTRAS CRIANÇAS… AGORA MAIS DO QUE NUNCA!

INSCREVER UM BRINCADOR

Faz o Registo do teu perfil e inscreve um brincador.