Tempos especiais exigem medidas especiais!

SIM. É POSSÍVEL BRINCAR NA RUA EM TEMPOS DE COVID-19. DESCOBRE AQUI O QUE SÃO AS TRIBOS DO BRINCAR E COMO FUNCIONAM

Vivemos tempos de exceção. Foram mais de 2 meses em que quase tudo foi ao contrário do que deveria ser, sobretudo para as crianças: longe dos amigos e família alargada; pouca ou nenhuma rua, sol e mundo; medo e confusão dos adultos à sua volta (na TV e, às vezes, em casa). Uma das consequências está já à vista: 80% das crianças com comportamentos sedentários; Corpos entorpecidos que têm que voltar à Natureza, à rua. Agora é tempo de nova mudança. É tempo de lhes devolvermos, aos poucos, com passos serenos e seguros, o espaço de rua, a liberdade e a beleza de ser criança.

A metodologia Brincar de Rua ajusta-se aos novos tempos, com um novo programa de capacitação, assente nas mesmas permissas de sempre: recrutamento sério e um acompanhamento seguro de pessoas que, como tu, querem fazer mais pelas suas crianças. Tempos extraordinários exigem a mobilização de todos e apesar da fantástica capacidade de adaptação que têm revelado, é tempo de lhes devolvermos a sua infância por inteiro.

Juntos, da forma mais simples e prazerosa para ti e para os petizes, vamos ajudar-te a espalhar energia de brincar pela tua comunidade, criando a tua Tribo do Brincar!

 TRIBOS DO BRINCAR

A tribo é o lugar seguro do brincar do teu prédio/ condomínio, da tua rua, da tua família alargada (a de sangue e a que tu escolheste). A tribo reúne pelo menos uma vez por semana (de acordo com a disponibilidade dos Guardiões do Brincar), sempre no mesmo local - a Zona do Brincar - e à mesma hora; a tribo é constituída por, no mínimo 2 Guardiões do Brincar (adultos recrutados pelo Brincar de Rua) e, no máximo, 8 brincadores (crianças).

As tribos são criadas e geridas exclusivamente por Guardiões do Brincar devidamente acreditados pelo Brincar de Rua; as atividades são totalmente gratuitas.

As tribos são o ponto alto da vida comunitária do teu prédio/ condomínio/ rua ou bairro, no que às crianças diz respeito. Miúdos felizes e ativos, a Brincar na Rua, ao sabor do vento e da imaginação; adultos tranquilos e satisfeitos a soborear um final de dia gostoso, em boa companhia, com risos e gargalhadas à mistura. Uma sintonia perfeita de dar e receber.

 Como me posso juntar?

01 INSCREVER-ME COMO GUARDIÃO DO BRINCAR

É o adulto idóneo, devidamente recrutado, validado e formado pelo programa Brincar de Rua. Acompanha as crianças durante os encontros, zela pela segurança e age sempre que necessário (por exemplo, receber e entregar as crianças aos pais).

O candidato a Guardião do Brincar passa por um processo de entrevista, entrega do Certificado de Registo Criminal e formação (online).

As candidaturas a Guardiã(o) do Brincar são em equipa, ou seja, para me candidatar tenho que o fazer já com pelo menos mais um potencial companheiro(a). O Guardião do Brincar tem que ter no mínimo 1 hora disponível por semana.

Candidatar-me a Guardião do Brincar

02 INSCREVER BRINCADORES NA TRIBO

São as crianças, exploradoras, curiosas, desafiadoras, conquistadoras, aprendizes... que queremos que sejam (cri)ativas e felizes.

Se os Guardiões da tua Tribo estão prontos, está na altura de inscreveres a criançada.

Os encontros das tribos são de participação gratuita. Nota: as atividades das Tribos do Brincar são da exclusiva responsabilidade dos seus participantes: Guardiões do Brincar, Pais e Brincadores.

Juntar Brincador a uma Tribo

 NORMAS DE SEGURANÇA NAS TRIBOS DO BRINCAR:

REGRAS GERAIS NOS ENCONTROS

1.  No máximo, são permitidas 10 pessoas por sessão,  entre crianças e adultos 
2.  Duração de 1 hora (pelo menos, 1 vez por semana).
3.  A Zona do Brincar – local onde a Tribo se reúne –  é selecionada pelos Guardiões do Brincar – vamos dar-te uma ajudinha neste capítulo. As Tribos reúnem sempre na mesma Zona do Brincar, nos dias combinados.

OBRIGAÇÕES

1. Respeito pela etiqueta respiratória.
2. Higienização das mãos antes e no final das sessões. Esta é uma responsabilidade que está a cargo dos pais.
3. Higienização dos brinquedos antes e no final das sessões. Esta é uma responsabilidade que está a cargo dos pais.

RECOMENDAÇÕES

1. Não utilizar parques infantis, especialmente em locais onde não conheçam as rotinas de limpeza pública.
2. A utilização de máscara é apenas obrigatória e recomendada em espaços fechados/transportes públicos a partir dos 10 anos. No entanto, na relação direta com as crianças e com os pais recomendamos que o Guardião do Brincar utilize máscara social.

SER GUARDIÃO DO BRINCAR

PORQUÊ?

Este período obrigou as crianças a estar fechadas em casa
Nestas últimas semanas, as crianças pouco viram, correram ou exploraram a rua e a natureza
As crianças não estão com os seus amigos ou com crianças vizinhas
As crianças precisam de brincar na rua, de socializar.... E isso não pode acontecer apenas em setembro, data prevista para voltarem à escola!

QUEM?

Pai/mãe ou cuidador de um brincador (criança)
Vizinho, amigo ou familiar que se queira juntar a um Guardião Pai/mãe ou cuidador de um brincador na Tribo
Bem-disposto e disponível para crianças
Disponível, pelo menos, 1 hora por semana

Como me posso tornar Guardião do Brincar? 

AQUI EXPLICAMOS TODOS OS PASSOS QUE PRECISAS DE SEGUIR PARA TE TORNARES NUM GUARDIÃO DO BRINCAR 

01

TRAZ UM AMIGO 

É preciso que outro adulto se junte a ti. Fala com a tua rede de contactos – um vizinho no prédio, um amigo mais chegado, um familiar que viva perto de ti – e desafia-o a ser também um Guardião do Brincar na tua Tribo do Brincar.

02

REGISTO E CANDIDATURA

Faz o registo do teu perfil na plataforma Brincar de Rua. Depois de concluíres o registo, candidata-te a Guardião do Brincar.

03

ENTREVISTA

A equipa do Brincar de Rua vai entrar em contacto contigo para agendarmos uma entrevista e nos conhecermos um pouco melhor.

04

REGISTO CRIMINAL 

Para assegurar a segurança dos nossos brincadores (crianças), é pedido ao Guardião a entrega do registo criminal.

05

FORMAÇÃO

Ajuda a demonstrar a missão do Brincar de Rua e o teu papel enquanto Guardião nas Tribos do Brincar.

06

ESCOLHE O LOCAL

Está na hora de analisar e verificar o local onde queres que se realize a tua Tribo do Brincar.

07

PRONTO PARA ESPALHAR A MAGIA NA TRIBO

Finalmente, vamos começar a brincar na Tribo. E tu és fundamental neste processo. Obrigado por criares a oportunidade de trazer as crianças para a rua, com tranquilidade e segurança. Boas brincadeiras!

Onde? 

EM TODO O PAÍS

Quando? 

AGORA É O MOMENTO…AS CRIANÇAS PRECISAM DE TI MAIS DO QUE NUNCA!

CANDIDATAR-ME A GUARDIÃO DO BRINCAR

A plataforma online é onde a comunidade Brincar de Rua começa. Faz o Registo do teu perfil e candidata-te a Guardião do Brincar. Lembra-te que as candidaturas estão abertas até 14 junho. Apressa-te!

INSCREVER BRINCADOR

PORQUÊ?

Nestes tempos excecionais, 80% das crianças relevam comportamentos sedentários.
Em telescola, as crianças estão mais horas do seu dia em frente a ecrãs.
Sem escola, as Tribos do Brincar são uma forma de as crianças se relacionarem e brincarem com outras crianças;
Depois de semanas em casa, as crianças precisam agora de cuidar da sua saúde – física e mental – em contexto ao ar livre, retomando a socialização, mobilidade e autonomia na sua rua ou bairro.

Como posso inscrever um Brincador? 

AQUI EXPLICAMOS TODOS OS PASSOS QUE PRECISAS DE SEGUIR 

01

REGISTO E INSCRIÇÃO

Faz o registo do teu perfil na plataforma Brincar de Rua. Depois de concluíres o registo, inscreve um brincador (criança).

02

PROCURA TRIBOS DO BRINCAR

Agora que o brincador está inscrito, procura nos eventos a Tribo do Brincar perto de ti. Procura a Tribo da tua rua.

03

BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR…

Agora só resta brincar, fazer novos amigos, descobrir coisas novas e ser feliz na rua.

Onde? 

NA TRIBO DO TEU PRÉDIO/CONDOMÍNIO OU DA TUA RUA… REGISTA-TE NA PLATAFORMA, ENCONTRA A TUA TRIBO E INSCREVE UM BRINCADOR (GRATUITO).

Quando? 

AGORA É O MOMENTO! AS CRIANÇAS PRECISAM DE RUA, DE ESTAR COM OUTRAS CRIANÇAS… AGORA MAIS DO QUE NUNCA!

INSCREVER UM BRINCADOR

Faz o Registo do teu perfil e inscreve um brincador.