Só se é criança uma vez. A pandemia retira às crianças esse tempo de completa felicidade que é tão natural para elas como respirar: brincar livremente, sem guiões escolhidos por adultos, na oportunidade única de ser explorador, construir autonomia, relacionar-se, aprender a percorrer caminhos criativos. Isto tudo enquanto se brinca e se é feliz…
Vamos deixar que tudo continue assim, ou vamos fazer o verdadeiro papel de adultos: zelar para que estes não sejam tempos irrecuperáveis para as crianças?
O Programa Brincar de Rua adaptou-se à estranha contingência da pandemia: a metodologia ajusta-se aos novos tempos, com um novo programa de capacitação, assente nas mesmas premissas de sempre: recrutamento sério e um acompanhamento seguro de pessoas que, como tu, querem fazer mais pelas suas crianças.
É tempo de lhes devolvermos a sua infância por inteiro!
Vamos ajudar-te a espalhar energia de brincar pela tua comunidade, criando a tua Tribo do Brincar!
TRIBOS DO BRINCAR
A tribo é o lugar seguro do brincar do teu prédio/ condomínio, da tua rua, da tua família alargada (a natural e a que tu escolheste) e reúne pelo menos uma vez por semana (de acordo com a disponibilidade dos Guardiões do Brincar), sempre no mesmo local - a Zona do Brincar - e à mesma hora; a tribo é constituída por, no mínimo 2 Guardiões do Brincar (adultos recrutados pelo Brincar de Rua) e, no máximo, 8 brincadores (crianças).
As tribos são criadas e geridas exclusivamente por Guardiões do Brincar devidamente acreditados pelo Brincar de Rua; as atividades são totalmente gratuitas e muito mais que permitir a felicidade das crianças, esta é também a oportunidade de uma vez por semana nós, adultos, podermos descontrair, respirar, quebrar rotinas, conhecer outros adultos que colocam o desenvolvimento infantil integral nas suas prioridades.
COMO ME POSSO JUNTAR?
01 Inscrever-me como Guardião do Brincar
É o adulto idóneo, devidamente recrutado, validado e formado pelo programa Brincar de Rua. Acompanha as crianças durante os encontros, zela pela segurança e age sempre que necessário (por exemplo, receber e entregar as crianças aos pais).
O candidato a Guardião do Brincar passa por um processo de entrevista, entrega do Certificado de Registo Criminal e formação (online).
O Guardião do Brincar tem que ter no mínimo 1 hora disponível por semana.
02 Inscrever Brincadores na Tribo
São as crianças, exploradoras, curiosas, desafiadoras, conquistadoras, aprendizes... que queremos que sejam (cri)ativas e felizes.
Se os Guardiões da tua Tribo estão prontos, está na altura de inscreveres a criançada.
Os encontros das tribos são de participação gratuita. Nota: as atividades das Tribos do Brincar são da exclusiva responsabilidade dos seus participantes: Guardiões do Brincar, Pais e Brincadores.