Queres ser Guardião do Brincar?

 O Guardião do Brincar é o voluntário que acompanha e zela pela segurança das crianças enquanto elas brincam na rua de forma não estruturada durante, pelo menos,  1 hora por semana, junto ao seu prédio ou rua/bairro.
Tens, pelo menos, 1 hora livre por semana?
És bem-disposto?
Estás disponível para crianças?
Inscrever-me
nota: depois do registo, candidata-te em “tornar-me Guardião”

INSCRIÇÕES

ABERTAS…

ATÉ 19 JULHO!

Imagina que neste verão, podes dar às crianças um mundo novo…

O melhor Verão de Sempre!

… com tempo para saltar, correr, explorar, brincar e se relacionarem com outras crianças… sempre em segurança. Onde irás brincar? Todo o país pode ser palco deste “filme”. Junto ao teu prédio ou o teu bairro/rua são locais perfeitos para entregar horas de brincar às crianças.

Candidatar-me a Guardião do Brincar

Há 3 meses, o vilão covid e o isolamento foram protagonistas de um filme (que mais parecia ficção científica) que assombrou a saúde física e mental das crianças e pôs em causa o seu desenvolvimento saudável:

escolas fechadas

Crianças em casa

c

Muito tempo de ecrã

Muito tempo de sofá

Grandes estados de ansiedade

Tu podes mudar o rumo desta história. Podes ser o protagonista deste “filme” e dar às crianças o melhor verão de sempre. As crianças precisam de ti! Como?

CANDIDATA-TE A GUARDIÃO (VOLUNTÁRIO)

Graças a ti, as crianças terão oportunidade de saltar, correr, brincar, socializar com outras crianças ao ar livre… enquanto tu as acompanhas e zelas pela sua segurança, junto ao teu prédio ou na tua rua/bairro. Vamos a isso?

Quem são estas crianças?

São crianças da tua confiança: os teus filhos, as crianças do prédio, os filhos de familiares ou amigos... Um verdadeiro elenco de luxo, não? (custo de inscrição de crianças: gratuito)

Inscrever-me como voluntário
nota: depois do registo, candidata-te em “tornar-me Guardião”

+ 200

GUARDIÕES DO BRINCAR

+ 28

Cidades

+ 17 000

HORAS DO BRINCAR
TESTEMUNHOS
Guardiões do Brincar
"Gosto de crianças. Noto que cada vez mais as crianças se encontram "presas" às tecnologias, brincam e socializam cada vez menos umas com as outras. O brincar de Rua é uma mais-valia ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças."
Joana Petronilho
GCB Leiria
"Adoro o projeto e revejo-me nele. Quero proporcionar esta oportunidade ao meu filho, mas ao mesmo tempo partilhar esta vivência com ele."
Rita Gomes
GCB Penha de França
"Até aos 8 anos vivi na cidade e consegui brincar na rua. Depois, já no campo, sempre brinquei na rua. O projeto é muito interessante e queria passar essas experiências às crianças."
Dinis Valentim
GCB Torres Vedras
Acho que é um projeto interessante. Cresci no campo a brincar na rua, contudo, a maioria das crianças não têm essa opção devido à vida agitada que os pais têm.
Susana Niza
GCB Torres Vedras
Além de gostar muito de crianças, queria fazer voluntariado. Além de que isso me permitiria desenvolver outras competências.
Adriana Policarpo
GCB Penha da França
previous arrow
next arrow
Slider

Outras questões relacionadas com os Guardiões do Brincar

A Tribo do Brincar é o nome que damos ao grupo seguro do brincar do teu prédio/ condomínio, da tua rua ou bairro do qual vais fazer parte enquanto Guardião do Brincar (voluntário). É constituída por, no mínimo, 2 Guardiões do Brincar e no máximo, 8 brincadores com idades entre os 4 e os 12 anos. Reúne pelo menos uma vez por semana, sempre no mesmo horário e na mesma Zona do Brincar.

1) Fazer a formação de caráter obrigatório; 2) Divulgar e mobilizar pessoas para a sua Tribo do Brincar; 3) Supervisionar o bem estar das crianças na Tribo do Brincar, garantindo que as mesmas brincam na Zona de Brincar definida e em segurança; 4) Zelar pelo cumprimento das normas segurança e higienização da Tribo do Brincar; 5) estar disponível para atender a eventuais necessidades das crianças; 6) Ter a capacidade de reagir aquando um incidente, seguindo os procedimentos dados na formação; 7) Tratar da logística da Tribo do Brincar (receber os brincadores e entregá-los no fim da sessão, registar presenças na plataforma, assegurar as normas de segurança).

As candidaturas são realizadas online, a partir da plataforma Brincar de Rua. As candidaturas são feitas individualmente. Depois de fazeres o registo na plataforma em app.brincarderua.pt e ativares a tua conta através do teu email, poderás candidatar-te a voluntário clicando em “tornar-me Guardião”. Recordamos que o Guardião do Brincar tem que ter no mínimo 1 hora disponível por semana.

Trata-se de um processo interativo, que consiste essencialmente em três grandes áreas: a importância de brincar e a filosofia Brincar de Rua; logística das Tribos do Brincar e papel do Guardião do Brincar (gestão dos grupos e como lidar com as crianças).
A formação para Guardiões do Brincar que querem formar Tribos é online; cada Guardião receberá um manual que compila todas as informações fundamentais do programa.
Para além disso é atribuído um mentor que acompanhará os Guardiões do Brincar ao longo das brincadeiras!

Sim. Tempos especiais exigem cuidados especiais e, por isso, preparámos um conjunto de regras ajustadas às recomendações oficiais da DGS e que podem ser consultadas aqui.

Não. No Brincar de Rua, as crianças escolhem o que querem brincar e com quem querem brincar, sem interferência dos adultos. Podem brincar sozinhos ou em grupo, podem correr, saltar, construir ou simplesmente desenhar com o giz no chão, podem trazer os seus brinquedos de casa ou simplesmente imaginarem brinquedos. Há duas regras essenciais: 1) As crianças podem brincar ao que quiserem, desde que não se trate de brincadeiras “digitais”. 2) Deverão respeitar-se as normas de higienização dos brinquedos, definidas pela DGS.

Sim. As sessões acontecem sempre no mesmo horário – que é definido pela equipa de Guardiões do Brincar e divulgado à comunidade – e sempre no mesmo local – a Zona do Brincar.

CANDIDATAR-ME A GUARDIÃO DO BRINCAR

A inscrição é feita na plataforma Brincar de Rua, uma plataforma online onde está a comunidade Brincar de Rua. Faz o Registo do teu perfil e candidata-te como voluntário em “tornar-me Guardião”. Lembra-te que as candidaturas estão abertas até 19 julho. Apressa-te!
nota: depois do registo, candidata-te em “tornar-me Guardião”