A Nossa História …

Depois do panorama atual não poderíamos ficar indiferentes. As crianças querem brincar na rua, os especialistas dizem que é fundamental para o seu crescimento, mas os pais não conseguem dar o passo, porque sentem insegurança nas ruas. Enquanto profissionais ligados à educação e saúde que somos, decidimos cozinhar tudo, descobrir a fórmula mágica e… jáz! Assim nasceu o projeto Brincar de Rua. O Brincar de Rua é o programa que permite que as crianças voltem a brincar na rua, em segurança, de forma não estruturada.

MISSÃO

Inspirar, recrutar e capacitar Guardiões do Brincar: adultos voluntários que criam oportunidades de brincar livre, promovendo a atividade física, o contacto com a cidade e a natureza e o encontro de crianças e famílias, na sua comunidade.

VISÃO

Que todas as crianças possam voltar a brincar na rua em segurança, como parte vital para um desenvolvimento saudável.

 

CÓDIGO DE ÉTICA

(podes fazer download deste documento aqui)

Desde o final de 2016 o nosso foco é criar pontes entre pessoas; inspirá-las, capacitá-las, para se tornarem o motores de mudança na vida das crianças das suas comunidades.

Isso tem sido alcançado através duma metodologia voltada para a comunidade, que tem um objetivo claro: celebrar a diversidade das pessoas – a energia de cada impulsiona o bem comum.

Nesta jornada encontrámos já milhares de pessoas, que moram na mesma cidade, no mesmo bairro, mas vêm de diferentes contextos (culturas, países e origens sociais). Dentro desta diversidade encontrámos duas características comuns:

1) o regresso à infância traz consigo memórias sólidas de momentos felizes, vivendo vidas mais simples, mais ativas e voltadas para a comunidade… nos tempos em que a rua, a praça ou o parque eram os pontos de encontro das crianças, onde aprendiam a valorizar os seus sonhos e a partilharem a sua energia para viver e criar (= brincar)!

2) o bem-estar das crianças é um grande agregado entre pessoas “crescidas” e, felizmente, um sólido motivo que as leva a agir.

Unidos em torno de uma sólida estrutura de princípios e valores, a Comunidade Brincar de Rua está a criar novas oportunidades para que miúdos e graúdos possam viver uma vida mais saudável e feliz nas cidades modernas de hoje.

Princípios:

Foco na comunidade | O “Brincar de Rua” começa sempre que um grupo de pessoas sente necessidade e pede ajuda para agir. A transformação começa juntando pessoas.

Consciencialização e inspiração | Inspiramos as pessoas para as oportunidades de mudança; aproximando os vizinhos, para dar nova vida aos espaços públicos das cidades.

Responsabilidade social e participação | Estimulamos a participação cívica das pessoas (por meio do voluntariado), e juntamos associações, autoridades locais e empresas na equipa de mudança.

Capacitação de pessoas | Recrutamos, treinamos e prestamos mentoria às pessoas, nas suas comunidades, para que se tornem os agentes locais de mudança (Guardiões do Brincar).

Focados na segurança | Ativamos pessoas e entidades locais para que, juntas, sejam criadas condições que permitam às crianças encontrar-se para brincar ao ar livre, com segurança.

Novas rotinas de atividade ao ar livre | Plantamos a “semente” do Brincar, de forma a criar rotinas para que as crianças se encontrem, brinquem e joguem ao ar livre, de forma progressivamente autónoma.

Ciência incorporada | A nossa metodologia é baseada em evidências científicas e recomendações encontradas em dezenas de estudos sobre a infância e sobre o papel do brincar no desenvolvimento da criança.

Foco na felicidade | No final do dia, todas as nossas energias visam contribuir para uma infância mais feliz + uma vida familiar mais feliz + comunidades mais felizes. A felicidade anda de mãos dadas com o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento pessoal e social.

Valores:

Respeito pela identidade pessoal, cultura e capacidades | No Brincar de Rua, acolhemos a energia de todos para a mudança – a diversidade ajuda a construir comunidades mais fortes. Os nossos critérios de admissão para a equipa de Guardiões do Brincar são rígidos, mas focados apenas a idoneidade de cada indivíduo para interagir com crianças (disponibilidade mental + registo criminal limpo).

Equidade de género | A discriminação de género tende a começar em idades precoces e suas primeiras manifestações vêm através da brincadeira, já que nós, adultos, muitas vezes estimulamos atividades específicas de género. Esse é um assunto sério que abordamos no programa de formação. Brincar é uma expressão de necessidades, desejos e ideias internas. Incentivamos oportunidades iguais para essa expressão, para todos.

Educação (não formal) para o futuro | Todas as especificações do programa são direcionadas para criar oportunidades para promover competências sociais e práticas ambientais sustentáveis ​​entre crianças e adultos, através da educação não formal. Estabelecemos um programa de treinamento online contínuo acessível para nossa comunidade, no qual abordamos tópicos relevantes sobre o desenvolvimento infantil e a construção da comunidade.

Transparência financeira | O nosso relatório de contas anual é desenvolvido por uma empresa de contabilidade independente e certificada e estamos focados em tornar a nossa financeira atual clara para toda a comunidade.

O nosso compromisso:

Trabalhar com as comunidades locais para as ajudar a promover estilos de vida mais saudáveis ​​e felizes!

Mas por detrás do Brincar de Rua existe a Ludotempo–Associação de Promoção do Brincar: uma associação sem fins lucrativos, criada em outubro de 2015, por estes “brincadores” que partilham em comum o conhecimento do poder do jogo e do brincar na construção e transformação de pessoas e comunidades. A Ludotempo foi criada com o objetivo de ser um ponto de encontro de projetos inovadores e de boas práticas, um projeto gerador de iniciativas capazes de ligar pessoas, culturas, gerações, através do brincar. Em 2012 grande parte do grupo fundador desta associação lançou uma iniciativa inédita em Portugal, o I Seminário do Brincar em Portugal, que foi, de certa forma, a primeira pedra desta casa que queremos construir de forma sólida e sustentada nas necessidades das nossas comunidades.

Acima de tudo, somos um grupo de adultos que mantêm viva a criança que existe em cada um de nós. E, na verdade, sabemos uma coisa: não estamos sozinhos e estamos à tua espera! Junta-te a nós!

Queres conhecer melhor o trabalho que temos vindo a desenvolver? Consulta o nosso Relatório de Implementação, clicando aqui.

As caras que dão cor a este projeto 

Estas são as caras que dão cor a este projeto, profissionais ligados à educação e saúde. Adultos que mantêm viva a criança que existe em cada um de nós!

Francisco Lontro

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, com especialização em Psicomotricidade na área de Saúde Mental da Infância e Adolescência. Formação em Gestão e Inovação Social. Co-organizador do I Seminário Brincar em Portugal. Mentor do projeto PLAYcity.

Lília Pedro

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação. Experiência de mais de 10 anos no trabalho com crianças. Gestão e promoção de eventos para a família. Co-organizadora do I Seminário Brincar em Portugal.

Vitória Rodrigues

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação.

Trabalha desde 2007 em Centros de Recursos para a Inclusão (Nazaré, Peniche, Lourinhã) — psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem e competências pessoais e sociais para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular e na transição para a vida ativa. Sócia ativa na Associação Juvenil de Peniche — projetos sociais e culturais; participação em voluntariado e formação no Brasil e Grécia. Colaboradora na organização do I Seminário Brincar em Portugal.

Erica Silva

Licenciada em Psicologia Trabalha desde 2005 em contexto hospitalar na área da Saúde Mental da Infância e Adolescência, sempre em parceria com estruturas sediadas na comunidade como escolas, juntas de freguesia, associações de bairro e projetos locais.

Neide Pedro

Licenciada em Estudos Europeus.

Trabalha há dez anos na gestão de projetos europeus e é sócia-gerente da Gesellschaft für Europabildung em Berlim há sete anos (www.europabildung.org). Tem uma experiência vasta em gestão de fundos europeus e no desenvolvimento de projetos, sobretudo na área de formação profissional, de integração social para jovens com deficiência e projetos de investigação e desenvolvimento da educação profissional a nível europeu.

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