obesidade infantil
obesidade infantil

ECRÃS: A VERDADEIRA PANDEMIA INFANTIL?

Quanto tempo as crianças passam à frente de ecrãs e quais as recomendações dos especialistas?

Como podemos ajudar as crianças a lidar com o tempo que passam em frente a ecrãs?

O Brincar de Rua promove o brincar livre, o contacto com a natureza e o bem-estar/ saúde das crianças. Como tal, preparamos este eBook para ti… Preenche os campos abaixo para teres acesso a ele gratuitamente e vem saber mais sobre o programa.






    Como e porquê limitar o tempo que as crianças passam em frente a ecrãs? Preenche os campos abaixo para teres acesso ao ebook gratuitamente e vem saber mais sobre o Brincar de Rua.






      A PANDEMIA DOS ECRÃS: COMO COMBATER?

      Os estudos indicam que as crianças passam demasiado tempo a frente de ecrãs. As 'salas de jogo' virtuais estão mais cheias que os parques infantis; as horas de televisão, afundadas no sofá, ultrapassam as de brincadeira ativa e criativa; tudo isto tem sérias consequências no desenvolvimento das crianças e por isso, ter consciência do problema é o princípio da solução. Neste ebook, levantamos questões, mostramos-te estatísticas e colocamo-nos ao teu lado para procurar soluções que ajudem a preparar um futuro equilibrado, saudável e feliz para as nossas crianças.

      Problema

      200 minutos por dia em frente a ecrãs. Menos de 60 minutos por dia a brincar na rua. Permitir que isto continue a acontecer é comprometer o desenvolvimento, a saúde e bem-estar, a longo prazo, das nossas crianças.

      Consequências

      Excesso de peso (e problemas de saúde a médio/ longo prazo). Problemas de desenvolvimento. Défice de competências pessoais e sociais. Problemas de saúde mental. A infância é a etapa fulcral da vida do Ser Humano. Explorar, interagir, (re)criar e partilhar o mundo natural é uma necessidade primordial.

      Soluções

      Controlar o tempo de ecrãs e alternativas a estes são algumas das sugestões que encontrarás. Com este eBook deixamos-te soluções e abrimos a porta à mudança suave e tranquila.

      Sobre o programa 

      BRINCAR DE RUA

      O Brincar de Rua é um programa promovido pela Ludotempo–Associação de Promoção do Brincar, que permite que as crianças voltem a brincar na rua, em segurança. Para isso, inspira, recruta e dá formação aos Guardiões do Brincar, que acompanham as crianças enquanto brincam, pelo menos 1 vez por semana, nas Tribos do Brincar existentes pelo país. A principal missão do BdR passa então por capacitar adultos de modo a criar oportunidades de brincar livre para as crianças. E sendo a “pandemia dos ecrãs” um problema que prejudica o devido desenvolvimento das crianças, é importante falar sobre ela, saber qual a realidade do país e apresentar soluções viáveis.






        Segue-nos nas nossas redes e partilha a página. Entre família e amigos, todos são bem-vindos a embarcar nesta aventura de levar o brincar a todas as crianças.