Vitamina Natureza: aprender e crescer a brincar na rua

Que desafios e oportunidades existem para aprender e crescer no contacto com a natureza, a brincar na rua? Quais os benefícios do contacto com a natureza nas crianças? Como reintroduzir a natureza no futuro da educação e como despertar todas essas oportunidades em todos nós?

Uma conversa inspiradora com Vera Malhão, bióloga marinha pela Universidade dos Açores, mestre em Ciências do Ambiente e doutoranda em Ciências da Educação – Especialização em Educação Outdoor. A Vera é ainda docente no Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa  e diretora da Lutra – Educação, Natureza e Sustentabilidade. 

Para Vera Malhão, as crianças não precisam de mais brinquedos, mas de contactar com a natureza. “As consequências do período de isolamento são muito grandes. Ao tirar estas experiências de natureza às crianças estamos a prejudicar o seu desenvolvimento físico, social e estamos a privá-las de algo que é essencial para a aprendizagem, para além de se fortalecer o sistema imunológico. Agarrem na bicicleta nem que seja meia hora e fujam para um sítio que seja perto e deixem os vossos filhos rebolar, subir ou andar de bicicleta… é preciso que as crianças não se sintam claustrofóbicas. (…)“. 

Vitamina Natureza: aprender e crescer a brincar na rua

Se não conseguiste assistir a esta sessão (in)formativa, partilhamos a gravação:

Visitar página Lutra – Educação, Natureza e Sustentabilidade

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy