Ideias de brincar: Dedos que pintam, dedos que contam histórias

Pega nos pincéis e nas tintas e deixa a criatividade tomar conta de ti. Está na altura de sujar os dedos e meter as mãos à obra.

Dedos que pintam, dedos que contam histórias

número de brincadores: 1 ou +
idade recomendada: +2 anos
requisitos de espaço: onde se possa pintar
materiais necessários: esponja (da loiça, por exemplo), tintas (aguarelas ou guaches), folhas de papel colorida, lápis e canetas de colorir.

Como se brinca:

1) Prepara as tintas das cores que vão utilizar – não vais precisar de muita quantidade de cada.
2) Coloca as tintas em diferentes zonas da esponja – a esponja será a paleta dos pequenos pintores.
3) Incentiva as crianças a pensarem antes no que querem criar, verbalizando ou escrevendo a sua ideia. Para os mais pequenos pode ajudar ter um cenário previamente definido (desenha-o ou imprime-o). Procura sempre começar com um tema que seja da preferência deles e, ao longo do tempo, vai desafiando a sua criatividade com temas que tenham elementos novos.
4) Coloca tinta na zona da mão que vão utilizar (palma da mão, dedos ou a ponta do dedo). Atenção! Se achares que há demasiada tinta retira o excesso numa folha de papel de rascunho.
5) Está na hora das pinturas! Com as pontas dos dedos podes criar inúmeros bichinhos (joaninhas e abelhas, lagartas e borboletas); com os dedos, pessoas, casas e castelos; com a mão toda, meninas com os cabelos ao vento ou monstros com cinco patas!
6) Adiciona pormenores aos desenhos pintados para os tornar ainda mais realistas – os mais crescidos podem fazê-lo sozinhos.

7) Criem diferentes histórias com os desenhos que fizeram.

dica: Já não utilizam os desenhos? Aproveita as folhas para fazer postais, decorações para festas origamis ou embrulhar presentes!

Atividade adaptada de: Desenha, cria e pinta com os dedos. Lisboa: Editorial Presença, 2016

Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy