Só brinca bem, quem se alimenta bem. Mas… e se pudéssemos juntar o melhor dos dois mundos? É hora de testar o paladar e descobrir o que estás a provar!
Saboreia
número de brincadores: 2 ou +
idade recomendada: +2 anos
requisitos de espaço: idealmente uma cozinha
materiais necessários: prato, faca, colheres, diferentes frutas e ervas aromáticas e uma venda
Como se brinca:
1) Recolhe algumas ervas aromáticas comestíveis (por exemplo, hortelã menta, manjericão, etc.) e frutas; lava-as e pica-as, por forma a tornar a tarefa mais desafiante para a criança que vai saborear!
2) A criança que vai saborear tem que ser previamente vendada e, no momento, apertar o nariz para se concentrar no sabor e no sentido do gosto. O que será que estás a provar?!
3) Sê criativo e inventa nomes divertidos para os alimentos! Por exemplo, a hortelã menta pode ser “pastilha elástica das fadas”; frutos vermelhos esmagados “sangue de dragão”; e, maçã muito picadinha é “baba de gigante”!
4) Mistura diferentes sabores: sabores de alimentos naturais (frutas e ervas) e de alimentos processados. Quais é que serão mais fáceis de identificar?
dicas:
Se decidires recolher as ervas e as frutas do meio natural com as crianças ensina-lhes que só devem apanhar e comer aquilo que conseguem identificar; se não têm a certeza do que é não é para mexer e muito menos para comer. Lavar tudo muito bem antes de comer.
Colher as ervas e frutas em locais distanciados de estradas e outras fontes de poluição.
Atividade adaptada de:SCHOFIELD, J. & DANKS, F. Wild Things. Australia: Lonely Planet Kids, 2019
Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!
Leave a Reply