Famílias em modo confinamento: que aprendizagens?

Que desafios e oportunidades este período que vivemos traz às crianças e famílias? Que desafios nos são colocados na gestão das emoções e relações? Como se gere a distância dos vizinhos, amigos e as brincadeiras livres na rua?

Uma conversa inspiradora com Dolores Gamito, psicomotricista, formada em educação especial e reabilitação e Filipa Tavares, assistente social e terapeuta familiar. Dolores e Filipa integram a equipa da Casa da Praia – Centro Doutor João Santos, uma instituição especializada no apoio a crianças em risco e famílias com crianças em risco.

Para Dolores Gamito, neste período, é notória a dificuldade das famílias “em encontrar tempo para fazer qualquer coisa que dê  prazer. As famílias foram assoberbadas com indicações muito precisas de coisas que tinham fazer – exercício, alimentação – e foi preciso decidir qual dessa informação era realmente importante para cada família”. Segundo Filipa Tavares, “é preciso ajudar a encontrar estratégias para que as pessoas consigam fazer face a todas as dificuldades, nem que seja ir dar uma volta ao jardim, falar com vizinho…é preciso sair um bocado, partilhar as coisas com outras pessoas, ter um espaço só nosso… é fundamental para mantermos alguma sanidade mental”.

Com este período, “as crianças podem ganhar muito. É um tempo de ouro para que ganhem autonomia. Mais do que nunca, é necessário para os próprios pais, que as crianças sejam mais autónomas (o que não acontece por superprotecão dos adultos, que limitam o desenvolvimento desta autonomia, como por exemplo o brincar na rua). É uma boa oportunidade para ganharem isso e este período pode ser uma nova forma de perceber e adquirir ferramentas para nos suportarmos uns aos outros e nos entendermos. As crianças não vão aprender mais português, inglês ou música. Os ganhos para as crianças serão sempre a autonomia, a capacidade de organizarem e adaptarem. Precisamos de ajudar as famílias a encontrarem a consciência do que é importante para elas e para os filhos, do que faz realmente sentido”, afirma a psicomotricista.

Famílias em modo de confinamento: que aprendizagens?

Se não conseguiste assistir a esta sessão (in)formativa, partilhamos a gravação:

Visitar website Casa da Praia – Centro Doutor João Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy