Brincar na rua com confiança: como trazer de novo as crianças para a rua?

Depois de tantas semanas fechadas em casa, depois de verem a escola fechar e em que pouco viram, exploraram, correram, saltaram e viveram a rua…. que impactos na vida das crianças e o que temos que fazer para voltar à normalidade com segurança? Qual a importância do brincar não estruturado? Como trazer de novo as crianças para a rua, com sensatez, confiança e segurança?

Uma conversa inspiradora e esclarecedora com a Dra. Lurdes Ventosa, pediatra do neurodesenvolvimento do Centro de Desenvolvimento da Criança professor Torrado da Silva, do Hospital Garcia de Orta – Almada. 

Para a Dra. Lurdes Ventosa, é preciso que os pais estejam seguros sobre a pandemia e a vinda das crianças à rua, porque as crianças adivinham esta preocupação. “Uma boa conversa, sem assustar a criança, que demonstra segurança nos pais é o segredo. Sabemos que esta epidemia não é uma ameaça para as crianças. Há casos na população infantil, de facto, mas a probabilidade de uma criança ser contagiada é muito baixa. Entendo a preocupação dos pais, mas o meu conselho é que estejam tranquilos. Se os pais falarem com os filhos com sinceridade e confiança – é muito importante fazê-lo -, a maioria das crianças vai aceitar as regras da vinda à rua e os pais podem viver estas idas sem medo.”


“Estamos a criar crianças numa nave espacial… estamos em casa, com muitos horários, mas é preciso respirar. Com a devida distância social, com a higienização das mãos com gel desinfetante e podendo os miúdos usar mascara, não vejo motivo nenhum para não ir para a rua.”


 

Brincar na rua com confiança: como trazer de novo as crianças para a rua?

Se não conseguiste assistir a esta sessão (in)formativa, partilhamos a gravação:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy