alimentação saudável para crianças

Alimentação saudável para as crianças: mitos e verdades

A alimentação saudável é cara? Os pais são um exemplo nos hábitos alimentares dos filhos? Como mudar hábitos alimentares nas crianças? Dicas de lanches saudáveis para as crianças? 

Uma conversa inspiradora com Mayumi Delgado, nutricionista com mais de 15 anos de experiência na área do retalho Alimentar. Foi responsável pela colocação do Semáforo Nutricional nos rótulos dos produtos e do Movimento Hiper Saudável do Continente.

Para Mayumi Delgado, os adultos influenciam as escolhas das crianças no agora, mas também no futuro. “Se dermos em casa as bases de uma alimentação saudável e se, enquanto pais, dermos o exemplo – eu não posso dizer ao meu filho para comer a sopa quando eu não a como -, eles vão perceber o que é correto. Mesmo que se percam durante a adolescência que é um período muito controverso, mais cedo ou mais tarde vai haver uma mudança e voltam à alimentação saudável. O paladar educa-se e até aos 2 anos temos de introduzir o maior número de alimentos, sabores e consistências. 


“Há a ideia de que a alimentação saudável é cara porque se confunde alimentação saudável com os superalimentos que existem – que podem estar na alimentação porque em termos nutricionais são muito ricos, mas efetivamente são mais caros. As pessoas acham que alimentação saudável é isso, mas o mais importante é relembrar as informações preconizadas pelas entidades de saúde: a roda dos alimentos. Se nos guiarmos pela roda dos alimentos, a alimentação não é, de todo, mais cara nem complicada.”


 

“De pequenino é que se come pepino”

Se não conseguiste assistir a esta sessão (in)formativa, partilhamos a gravação:

Para ajudar os pais a tomar decisões e escolhas mais saudáveis, a nutricionista Mayumi Delgado aconselha o Descodificador de rótulos da DGS.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy