Oh, não… em casa outra vez?
3 atividades diferentes para fazer com as crianças
Atividades para crianças na rua? O confinamento foi decretado, o recolhimento em casa é um dever cívico de todos, que determina que as saídas e os contactos com outras pessoas externas ao nosso agregado familiar devem ser reduzidos ao mínimo. Sair para esticar as pernas, fazer um pouco de exercício (sem paragens), dizer um olá, à distância, aos vizinhos é possível (e desejável), sempre com respeito, empatia e solidariedade por todos/ entre todos. Mas como “permanecer” nos jardins e espaços públicos está interdito, propomos 3 brincadeiras para fazer, no quarteirão, com as crianças:
1. Loto de passeio
Este jogo tem exige um momento de preparação, em que todos dão sugestões de objetos/ coisas que se podem encontrar na rua (bicicleta, cão, carro azul – nos objetos mais comuns tentem ser mais específicos – um brinquedo caído… enfim, tudo o que se lembrarem for possível escrever numa folha de papel). Um dos elementos da família vai levar a lista consigo durante o passeio, bem como um lápis/ caneta. O jogo começa, mal saiam de casa. Quem vir um objeto que esteja na lista aponta para ele; quem tem a lista na mão anota o nome do jogador que “encontrou” o objeto. No final do passeio, o jogador que encontrou mais objetos ganha e pode escolher que fruta vai comer à sobremesa, na próxima refeição!
2. Adivinha o que eu estou a ver
Este é um clássico misterioso e que implica uma pequena paragem (rapidíssima) no início de cada rua por onde vão passar (parem apenas se não houver pessoas ao vosso redor). Aí, um jogador vai secretamente escolher um objeto/ coisa imóvel que esteja visível na rua (pode ser uma antena num telhado, um peluche numa janela de uma casa, uma bicicleta parada na berma da estrada – atenção: no início não diz a ninguém do que se trata!). Começa então o passeio. O desafio dos restantes jogadores é tentar adivinhar de que objeto se trata. Cada jogador pode fazer uma pergunta, à vez, que implique uma resposta “sim”/ “não”. Depois de descoberto, um novo jogador define um novo objeto. No final do passeio, quem adivinhar menos objetos tem de varrer/ aspirar a cozinha no final do dia!
3. Dispara a tontice
Este é um jogo super divertido e ideal para toda a família. Primeiro todos têm de acordar num som que inicia o jogo: pode ser a buzina de um carro, um grito ou som de uma pessoa à distância, ou – tontice das tontices – um “boa tarde/ dia” de alguém que se cruze convosco na rua (este é o mais difícil, porque infelizmente são poucas as pessoas que se cumprimentam na rua). Depois, é muito simples: durante o passeio, sempre que se ouve o som definido , todos têm que fazer uma dança/ coreografia tonta durante pelo menos 10 segundos. Quem fizer ganha 1 ponto, quem se envergonhar… 0 pontos!!! No final do passeio, quem tiver menos pontos lava a loiça!
Mais atividades para crianças?
Gente do meu prédio
Esta é uma “atividade” que deveria ser obrigatória em todos os prédios… para que os vizinhos tivessem sempre uma “desculpa” para se conhecerem. Não é para fazer durante os passeios, mas para vos fazer sorrir (esperamos nós) sempre que entrem no vosso prédio.
A primeira parte dá algum trabalho, mas é tudo muito simples: o primeiro passo é criar um placard e embelezá-lo; este deverá representar o vosso prédio (não façam uma coisa demasiado grande, pois podem haver pessoas no prédio que não gostem – e têm todo o direito disso) e deves pensar numa forma que tenha espaço para vários contributos – é melhor começar pequenino e depois acrescentar, caso muitas pessoas queiram participar. Este “espaço” é basicamente o tamanho de uma pequena folha de papel (pode ser um post-it) onde poderás fazer um desenho ou escrever uma frase que apresente a tua família ao prédio. A ideia é motivar o maior número de pessoas possível a apresentarem-se e, quem sabe, um dia quando toda esta confusão acalmar, se possam conhecer melhor!Por fim, basta afixar o placard num local bem visível (por exemplo, junto ao elevador)! Nota importante: não faças esta atividade com expectativa de veres outros desenhos/ recados; fá-lo apenas se sentires vontade de partilhar a tua família com os outros habitantes do prédio. Felicidade atrai felicidade!
E pronto, é tudo. Diverte-te, protege-te e protege os outros (não se esqueçam de levar máscara nos vossos passeios – para adultos e crianças com mais de 10 anos – para que, caso se cruzem com outras pessoas possam exercer o vosso espírito solidário/ comunitário).
Faz o que está certo, sem julgar! #saidecasacomresponsabilidade.
Descobre mais de 80 ideias de brincar no blog.
Leave a Reply