playTALK “A ciência do brincar”
Uma sessão (in)formativa
Porque brincamos? De que forma é que as experiências de brincar nos modelam… hábitos, comportamentos, formas de lidar com o risco, de aprender…? As últimas décadas têm sido pródigas em estudos que nos têm ilustrado o papel do brincar no desenvolvimento e bem estar humano, demonstrado de forma inequívoca que o brincar livre (sem guião) está correlacionado com o desenvolvimento de competências motoras e sociais e que é a base para o desenvolvimento de competências cognitivas fulcrais nos processos de aprendizagem formal e não formal. A mais fácil, engajante, divertida e acessível atividade humana é, no final de contas chave para o sucesso do Ser Humano – todos podemos ganhar vantagem com ela. A Professora Rita Cordovil vem ilustrar-nos alguns destes aspetos e – cereja no topo do bolo – viajar por alguma da investigação que está a ser feita em Portugal, nomeadamente na Faculdade de Motricidade Humana. Vai ser de “comer e chorar por mais”.
🚩Com Rita Cordovil (PhD), Professora Auxiliar com agregação na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH, UL).Lecciona a disciplina de Desenvolvimento Motor e integra o Laboratório de Comportamento Motor e o centro de investigação CIPER (grupo Biolad) da FMH. Tem estado envolvida em projetos de investigação e ação relacionados com o brincar no exterior, participação e design de espaços de jogo. Realiza investigação e publica nas áreas de desenvolvimento motor, perceção e ação, risco e segurança infantil.
🚩Local: online (após inscrição iremos enviar-te um email com os acessos à sessão)
Link do formulário aqui!
O Brincar de Rua, promovido pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, é cofinanciado pelo PO ISE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children