Ideias de brincar: Luta das cegonhas

Esta luta é tanto um jogo de balanço e coordenação como de força. É muito comum que o jogador mais pequeno dos dois triunfe, porque o seu centro de gravidade é mais baixo. Por isso, os brincadores pequeninos são, claramente, a cegonha mais forte!

Luta das cegonhas

número de brincadores: 2, com a supervisão de um adulto
idade recomendada:  mais de 6 anos
requisitos de espaço: dentro de casa, de preferência sobre um chão alcatifado ou num colchão (num área longe de objetos ou móveis) ou fora de casa na areia ou relva, para não se magoarem
materiais necessários: Lenço, pano, tecido ou cachecol

Como se brinca:

1) Os dois jogadores colocam-se frente um ao outro e juntam os seus pés esquerdos. Os tornozelos esquerdos são atados (folgadamente) juntos, com o lenço. Certifiquem-se que é possível menear o pé livremente.
2) Ao sinal, os jogadores levantam o pé que está atado, e começam a pular num só pé.
3) A missão delicada de cada jogador será forçar o oponente a tocar com o pé atado no chão sem que o mesmo toque com o dele. Terão de agitar e oscilar o pé preso para conseguirem tirar o balanço do outro jogador, mas cuidado para não caírem também. Atenção: Os jogadores nunca se podem tocar!
4) Quando o pé de um jogador tocar no chão, o oponente ganha 1 ponto. Depois, o jogo continua de igual forma. No fim do tempo predeterminado, o jogador com mais pontos ganha.

Atividade adaptada de: WISE, Debra. Great Big Book of Children’s Games. Estados Unidos: Grand Central Press, 2003

Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy