obesidade infantil

Uma pausa para ganhar impulso: o futuro do Brincar de Rua Comunitário

É com um misto de nostalgia e otimismo que anunciamos um novo capítulo na jornada do programa Brincar de Rua Comunitário. A partir de 15 de julho, a plataforma digital app.brincarderua.pt será progressivamente descontinuada. Esta decisão, embora desafiadora, é um passo fundamental para o redesenho e a sustentabilidade a longo prazo de um programa que tanto nos ensinou e inspirou.

O “Brincar de Rua [comunitário]” nasceu dum sonho: o de ver as nossas ruas novamente preenchidas com risos, brincadeiras jogos e a alegria espontânea das crianças. A plataforma app.brincarderua.pt foi a nossa ferramenta para conectar famílias, Guardiões do Brincar e ativistas, facilitando encontros e eventos que transformaram bairros em verdadeiros pontos de encontro, atividade física, contacto com a natureza e coesão comunitária. Foram anos de aprendizagem, de ver a magia acontecer quando as pessoas se uniram em torno do brincar: mais de 3000 pessoas atingidas diretamente, mais de 100000 horas de brincar, em 26 cidades de Norte a Sul do país. Cada evento, cada interação na plataforma, reforçou a nossa convicção de que o brincar é uma força poderosa para construir comunidades mais fortes, saudáveis e felizes.

 

O porquê desta mudança

A verdade é que a manutenção de uma plataforma digital como a app.brincarderua.pt requer recursos significativos, o que, sem o financiamento público necessário, se tornou insustentável para a Ludotempo, que, recordamos, é uma associação sem fins lucrativos de pequena dimensão. No entanto, encaramos isto não como um fim, mas como uma pausa estratégica – um momento para respirar, refletir e inovar.

O Brincar de Rua não é apenas uma plataforma; é uma metodologia, uma filosofia, um movimento. Foi a base de praticamente todos os projetos e programas que desenvolvemos na Ludotempo. A experiência que ganhámos, as histórias que colecionámos e as vidas que tocámos são um tesouro que carregamos e que nos impulsiona para o futuro.

 

O que acontece aos seus dados?

Com a descontinuação da plataforma, a partir de 15 de julho, todos os dados dos utilizadores serão eliminados (para alguns utilizadores, o processo estará terminado até ao final do mês). No entanto, se tiver subscrito a nossa newsletter no momento da sua inscrição na plataforma, continuaremos a ficar ligados e a informá-lo sobre as novidades Brincar de Rua. Se desejar remover o seu contacto da base de dados da newsletter, basta clicar na ligação “remover” que aparece no rodapé de cada mensagem.

Para os nossos queridos Guardiões do Brincar oficialmente registados no programa, os dados (nome e email) serão mantidos, pois são uma parte fundamental da nossa história e do nosso futuro. Se, ainda assim, desejar que os seus dados sejam removidos, por favor, envie um email para brincarderua@ludotempo.pt, a partir do email (remetente) registado na plataforma.

 

Próximos passos e o futuro que sonhamos

Estamos já a trabalhar na reformulação do modelo do programa “Brincar de Rua Comunitário”. O nosso objetivo é encontrar soluções mais sustentáveis e que permitam que a essência do brincar comunitário continue a florescer. Esperamos ter novidades emocionantes para partilhar em 2026!

 

Quer fazer parte da solução?

Na Ludotempo acreditamos que as grandes ideias nascem da colaboração. Se tem sugestões, novas visões ou simplesmente quer partilhar a sua paixão pelo brincar, convidamo-lo/a a ser parte desta redescoberta. As suas ideias podem ser a peça que falta no nosso quebra-cabeças!

Se o programa “Brincar de Rua” e a missão da Ludotempo ressoam consigo, e se gostaria de contribuir para que possamos continuar a espalhar a alegria do brincar, considere fazer um donativo ou tornar-se sócio da nossa associação. Cada contribuição faz a diferença.

Obrigado por ter feito parte desta incrível jornada. Em breve o Brincar de Rua voltará às ruas, com ainda mais força e alegria!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy