Vamos arregaçar as mangas e pôr as mãos à obra! Está na hora de criarmos a nossa própria massa de moldar. Vais experimentar?
Faz a tua massa de moldar
número de brincadores: 2 ou mais
idade recomendada: mais de 1 ano
requisitos de espaço: bancada de cozinha ou zona similar para amassar
materiais necessários: taça, amido de milho, cola branca, vinagre ou sumo de limão e óleo de bebé (ou outro óleo que tenhas por casa), colher de pau e película aderente
Como se brinca:
1) Coloca os ingredientes numa taça: 1 chávena de amido de milho, 1 chávena de cola branca, 2 colheres de sopa de sumo de limão e 2 colheres de sopa de óleo de bebé.
2) Mistura tudo muito bem com a colher de pau. A mistura tem que ficar lisa/ sem grumos. Não te preocupes se a mistura te parecer muito pegajosa ou líquida.
3) Enfarinhar a bancada com amido de milho e transferir a massa para a bancada.
4) Amassar (a 2 ou 4) mãos e ir adicionando aos poucos amido de milho até a massa ficar com uma textura mais espessa, mas continuando elástica e suave.
5) Guarda a massa no frigorífico: pega em película aderente, espalha algumas gotas de óleo de bebé e cobre a massa de moldar. A massa dura até uma semana no frigorífico.
Dica:
Esta massa é feita com ingredientes que normalmente usamos na nossa alimentação ou no nosso corpo, por isso pode ser utilizada por mãos muito, muito pequeninas. Mas atenção! Não é para comer. Podes optar por colorir a massa antes de secar, colocando tinta da cor que pretendes numa porção da massa e amassando até a cor ficar homogénea. Ou, depois do trabalho estar seco, pintar tendo a imaginação e a criatividade como limite! A massa seca ao ar. Após 24h, os trabalhos ficam secos – a humidade e temperatura do ar podem influenciar. Depois de as tuas obras de arte estarem secas, recomendamos que passes uma camada de verniz ou cola branca diluída num pouco de água para elas se tornarem mais resistentes e serem mais fáceis de limpar.
Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!
2 Comments