Ideias de brincar: Caricas Migrantes

Este jogo é a réplica do “Skully”, jogado no século passado nas ruas de Nova Iorque. Atreves-te?

Caricas Migrantes

número de brincadores: 1 ou mais
idade recomendada: mais de 7 anos
requisitos de espaço: espaço que dê para construir
materiais necessários: giz (ou fita-cola), caricas ou tampas de garrafas (para melhorar a experiência de jogo pode utilizar-se cera de vela)

Como se brinca:

1)Preparam-se as caricas/ tampas (é importante que estas tenham algum peso, pelo que muitos jogadores enchem a carica com cera quente de vela – atenção: chama um adulto para fazer esta tarefa contigo); desenha-se a grelha no chão (as dimensões são definidas pelos jogadores no momento, sendo que para iniciantes recomendamos que o quadrado tenha, no máximo de 70cm de largura) e define-se a ordem de jogo.
2) O primeiro jogador coloca a sua carica no chão, em cima da linha de partida; com os dedos vai tentar deslocar a sua carica para o quadrado nº 1, com um movimento (a carica tem que aterrar dentro do quadrado nº 1 ou na linha limite). Se conseguir que a carica pare no quadrado nº1 pode realizar um novo movimento, agora dirigindo-se para o quadrado nº 2, e assim sucessivamente, até ao quadrado nº 13.
3) Na sua jogada, o jogador pode, em vez de tentar atingir o quadrado seguinte da sua ordem, tentar acertar numa carica de um adversário que esteja “presa” (ver ponto 5); se a conseguir atingir avança imediatamente o número de casas indicadas no trapézio onde a carica adversária estava (ver vídeo); e pode continuar a jogar.

 

4) Se na sua jogada o jogador não conseguir alcançar o quadrado desejado (nem acertar na carica dum adversário), perde a sua vez, deixando a sua carica no ponto em que ela parou
5) Se num lançamento a carica parar num dos 4 trapézios que circundam o quadrado nº13 então esta fica aí “presa”, até que um jogador adversário a decida “libertar”, acertando-lhe com a sua carica (quando isso acontecer a carica “presa” volta para o quadrado de onde foi lançada pela última vez).
6) O jogo termina quando um jogador chegar ao quadrado 13.

Dica:
1) Personaliza as tuas próprias caricas/ tampas; se as encheres com plasticina ou cera a carica/ tampa vai ficar mais estável e será mais fácil de manipular.

Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy