Ideias de brincar: Herbário de folhas

Esta é uma atividade que te vai aproximar da natureza e das maravilhas que a rodeiam.  Com o herbário de folhas, temos o melhor de dois mundos garantidos: tempo de brincadeira e novos conhecimentos.

Herbário de folhas

número de brincadores: 1 ou +
idade recomendada: +5 anos
requisitos de espaço: em qualquer lugar, mas preferencialmente no exterior
materiais necessários: diferentes folhas de plantas recolhidas na natureza, jornais velhos, revistas ou listas telefónicas, caderno que pode ser feito pela criança (10 folhas de papel branco A4 dobradas ao meio, 1 cartolina A4 dobrada ao meio, da cor escolhida pela criança, furador, atilhos), canetas de feltro/lápis de cor e cola.

Como se brinca:

1) Planeamento e recolha. Planear um passeio em família (onde não existam aglomerados de pessoas, não te esqueças) para recolher folhas de diferentes tamanhos, cores, formas e texturas. Tentar recolher a maior diversidade possível, observando e chamando a atenção das crianças para as diferentes folhas e as suas particularidades.
2) Secagem das folhas em casa. Colocar as folhas recolhidas entre papel de jornal ou dentro de listas telefónicas, colocando um peso em cima de forma a que as folhas fiquem bem apertadinhas (prensadas). Esta ação tem como objetivo retirar a humidade das folhas, mantê-las direitas e espalmadas e pode demorar algumas semanas. Devemos ir ajudando a verificar se as folhas já secaram.
3) Execução do caderno. Fazer um caderno com os materiais acima indicados e com toda a imaginação e criatividade que conseguirem. É neste caderno que mais tarde se vão colar e organizar as folhas recolhidas.
4) Agrupamento e finalização. Quando as folhas estiverem secas, cada criança, com a ajuda dos pais, irá agrupá-las segundo algumas características decididas em família. Colar as folhas selecionadas nas páginas do caderno e, em função de cada idade, acrescentar: desenhos, recortes e/ou escrever legendas com informação mais “técnica” (ex: nome da planta a que pertencem).

dicas: Cria oportunidade para a criança explorar outras características que ainda não descobriu (por exemplo: os tamanhos muito grandes, grandes, médias ou pequenas; as texturas lisas/rugosas, macias/ ásperas, peludas/nuas).

Atividade adaptada de: https://revistajardins.pt/herbario-de-folhas

Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy