A Nossa Rua a Brincar

A Nossa Rua a Brincar

Começamos, sem pressas e com muita responsabilidade e cautela, a voltar para a rua, redesenhando um novo futuro, mais verde, mais saudável, mais ativo, mais feliz!

Portanto, nesta fase de sol e raios de esperança, e com o aproximar do dia do brincar e da criança, nada melhor que desfrutar da Primavera nos vários parques e jardins de Portugal... a brincar!

Por isso, de 3 de Maio a 6 de Junho celebramos a brincadeira, por todo o país (na tua rua, num parque, num monte), com uma rede de micro eventos única.

Vamos ajudar-te a organizar o teu evento e a distribuir a felicidade e energia de brincar na tua comunidade, junta-te ao movimento!

Para tal, só precisas definir um local (na nossa lista tens exemplos como o Parque da cidade do Porto, o Parque Eduardo VII e parques de merendas e jardins), um dia/hora, convidar amigos e celebrar a brincar!

Podes também verificar na nossa plataforma quais os eventos agendados perto de ti, e assim inscreveres-te e aos teus pequenos num deles, para desfrutarem da rua a brincar!

Cria o teu evento

Em primeiro lugar, inscreve-te na plataforma Brincar de Rua

Depois disso, sugere o teu evento (local, data e hora)

Dúvidas sobre como se faz? Clica aqui

Planeia como vai acontecer

Vais receber um manual sobre como organizar o evento, com muitas ideias de brincadeiras

Pensa quem vais convidar e o que levar

Convida a tua Comunidade

Partilha o evento com as pessoas que te importam (Vê como aqui)

Elas só precisarão registar-se na plataforma e inscrever-se no evento que criaste

Celebra

Brinca, faz um piquenique, observa, conversa, ri!!!

Lembra-te que deves seguir as normas DGS para continuarmos todos em segurança. (Sabe mais clicando aqui)

Certamente, brincar faz parte da nossa natureza… Uma bola, uma corda, um disco, um pano, um papagaio a esvoaçar pelo céu… ou simplesmente paus para construir uma cabana, ou arbustos para servir de esconderijo! Lembras-te como brincavas quando eras criança?

 

Encontrar a família e os amigos de sempre; convidar os vizinhos mais chegados… Acima de tudo, com esperança de que a vida vai voltar ao “normal”, com a certeza de que “os nossos” continuam ali. Celebramos a vida, criamos memórias, com a certeza de que são os pequenos momentos que fazem a nossa felicidade.

Os eventos Brincar de Rua seguem as normas da DGS. (Sabe mais clicando aqui)

Para além disso, no manual, vais encontrar várias dicas que te ajudarão a garantir que tudo corre pelo melhor. Simples e seguro… para desfrutares dum dia em grande com aqueles de que mais gostas!

Esquecer as horas excessivas de ecrãs, celebrar os encontros, brincar sem amarras.

Ou seja, ser saudável, ativo…  a fazer o que todas as crianças têm que fazer para crescer fortes, felizes e inteligentes: brincar! A rua chama!

Junta-te ao movimento e a um grupo de pessoas que, como tu, fazem o que é preciso para garantir que as crianças crescem fortes, saudáveis e felizes. Na Comunidade Brincar de Rua cabem eventos, recebe as notificações e faz parte dos mesmos.

Do sofá para a rua... a BRINCAR!

FAQ

Sempre ao ar livre e sempre em locais de acesso público.

Apesar de a partir de 3 de Maio deixarem de existir limitações quanto ao número de pessoas que se podem juntar para praticar atividade física, definimos um limite máximo de 15 crianças. Mas ainda assim este número está sujeito às dimensões da Zona de Brincar (lugar onde vais realizar o teu evento).

Não, podem participar crianças de qualquer idade.

Qualquer pessoa pode propor um evento clicando em app.brincarderua.pt. Sendo que os eventos estão sujeitos a aprovação, podendo participar do mesmo crianças e os adultos responsáveis por estas.

Tu és o organizador. Nós damos-te apoio e as ferramentas para o executar. Para além do acesso à plataforma onde vais sugerir o teu evento, terás também acesso a um pequeno manual que te vai ajudar a organizar tudo…  para que não te esqueças de nada.

1. Primeiro, regista-te na plataforma Brincar de Rua – app.brincarderua.pt

2. Posteriormente procura o evento em que te desejas inscrever; caso não conheças os organizadores, deves contactá-los antes de inscrever uma criança (vê os contactos na descrição do evento) 

3. Depois clica em “inscrever brincador”. (Clica aqui para veres como se faz)

 

Ainda não há um evento perto de ti? É um sinal de que talvez esteja na altura de tomares as rédeas e sugerires o teu próprio evento.

A partir de 3 de Maio entramos na última fase de desconfinamento. Continuamos no entanto a ter como prioridade todas as medidas preventivas recomendadas pela DGS.

Conhece todas as recomendações clicando aqui.

Porque é a forma de mostrarmos ao mundo que estamos juntos e que uma infância com mais brincar, mais ar livre e menos ecrãs, é tendencialmente uma infância mais saudável e feliz.

Para além disso esta é a única forma de percebermos o alcance da iniciativa e de medirmos o seu impacto.

Não, o evento é totalmente gratuito. É um mês de alerta para a importância do Brincar livre, justamente nos meses em que se celebra o Dia Mundial do Brincar (28 de Maio) e o Dia Internacional da Criança (1 de Junho). Faz parte da missão do programa Brincar de Rua.

Quando as crianças estão com as pessoas que amam e estas estão mentalmente disponíveis dificilmente poderão “apanhar uma seca”. De qualquer forma, nada a temer: mesmo que o “músculo” da brincadeira esteja enferrujado, depois de registares a tua sugestão de evento vamos enviar-te um manual cheio de ideias de jogos e brincadeiras… e vamos convidar-te para te juntares a uma comunidade virtual exclusiva, que vai partilhar outras tantas. 

Lembra-te: o fundamental é a tua vontade de fazer acontecer!

Não sabes onde realizar o teu evento?
Vê a nossa lista de sugestões!

Açores

Aveiro

Beja

Braga

Bragança

Castelo Branco

Coimbra

Évora

Faro

Guarda

Leiria

Lisboa

Madeira

Portalegre

Porto

Santarém

Setúbal

Viana do Castelo

Vila Real

Viseu