Como se pode brincar ao Brincar de Rua…

Quero melhorar a vida das crianças da minha comunidade. Mãos à obra!!!

DESCOBRE AQUI O TEU CAMINHO

SAIR DO SOFÁ

CONSTRUIR UMA COMUNIDADE

CAPACITAR PARA FAZER ACONTECER LOCALMENTE

CELEBRAR E DISSEMINAR

01 SAIR DO SOFÁ

O primeiro passo é mostrar que estás aí, que queres contribuir para uma mudança e contribuir para que crianças e a tua própria comunidade sejam mais saudáveis e felizes. Vamos sair do sofá e passar das palavras às ações! Estamos juntos!

Eu quero…

Depois de te registares como utilizador da plataforma, podes então inscrever crianças (os Brincadores do Brincar de Rua). Duas notas importantes:
1) Só pais ou tutores legais podem inscrever crianças; quer nos eventos esporádicos, quer nos Grupos Comunitários do Brincar.
2) Depois de aprovados, os pais têm acesso exclusivo ao Grupo em que inscreveram a sua criança, uma rede social digital onde todas as brincadeiras e encontros começam a ser desenhados, para depois saírem, com toda a energia e segurança para a rua!
São os voluntários que fazem o Brincar de Rua acontecer localmente, dando o seu tempo, mas sobretudo disponibilizando-se mentalmente para zelar pelo bem-estar das crianças sempre que os grupos se reúnem e para provocar brincadeiras, sempre que necessário. Saber mais
Quem melhor sabe da sua comunidade são as pessoas que nela habitam; por isso os parceiros locais são uma peça central no processo Brincar de Rua. Autarquias, Associações de Pais, de moradores e empresas são algumas das entidades que vão fazer acontecer o BdR na tua comunidade, saber mais.
Se representas uma entidade que quer fazer o BdR ou se conheces alguém numa dessas entidades, fala connosco.
Quero apoiar o Brincar de Rua, mas não quero ser Guardião, nem inscrever uma criança. Toda a ajuda é preciosa, por isso contacta-nos para percebermos como podes ajudar.

02 CONSTRUIR UMA COMUNIDADE

Este é sobretudo um passo nos bastidores. Com a tua ajuda e do movimento que já estamos a construir, vamos identificar potenciais parceiros locais e começar a falar com todos aqueles que se querem candidatar a Guardiões do Brincar.

O processo começa então com uma reunião com a autarquia (que se pode estender a outras entidades locais) e continua com a disseminação de todas as informações relevantes para os demais parceiros.
Todos desempenham um papel importante neste processo de transformação. Quantas mais Embaixadas do Brincar estiverem envolvidas, mais oportunidade teremos de por mais crianças a brincar na rua em segurança.
Saber mais aqui.
A dedicação dos Guardiões é ímpar e por isso queremos assegurar-nos de que estamos completamente alinhados com quem chega até nós. Para além disso, os Guardiões vão estar em contacto direto com as nossas crianças, o que faz ter uma especial atenção às pessoas e a todo o processo de recrutamento. Para saberes mais sobre este ponto, clica aqui.

03 CAPACITAR PARA FAZER ACONTECER LOCALMENTE

Queremos que a mudança aconteça localmente, por isso plantamos e cuidamos as sementes ao invés de entregarmos plantas bonitinhas: vamos formar Guardiões e dar a conhecer a nossa metodologia comprovada, para que possa ser integrada na tua comunidade, da forma mais natural e tranquila possível.

Nesta fase também vamos avaliar as Zonas do Brincar de cada comunidade e, se tivermos parceiros com capacidade financeira, entregamos um Baú do Brincar, pronto a distribuir provocações de brincar pela comunidade!

Avaliamos as condições de segurança e as oportunidades de Brincar de diferentes espaços da tua cidade. Desta forma queremos mostrar a toda a gente os sítios fantásticos que a tua comunidade tem – convidar toda a gente para se juntar e viver as ruas e a magia do Brincar. A avaliação das Zonas do Brincar é partilhada na nossa página e amplamente divulgada através dos nossos meios de comunicação. Se quiseres saber mais sobre o processo de avaliação das Zonas do Brincar, entra em contacto connosco.
O Baú do Brincar, é uma caixa cheia de provocadores de brincadeiras: brinquedos, jogos e objetos que ali estão para despertar a curiosidade das crianças e para promover o início dos momentos mágicos de brincar. Os Baús do Brincar são distribuídos pelas Zonas do Brincar de todos os municípios que aceitarem subsidiar a sua colocação. Se quiseres saber mais sobre os Baús do Brincar entra em contacto connosco.
Capacitamos os Guardiões do Brincar para que eles possam utilizar as suas competências. Este processo de formação tem duas fases:
1) Um primeiro encontro presencial (que acontece duas vezes por ano), que é um momento de reunião e inspiração sobre todo o potencial do brincar na vida das crianças e das comunidades;
2) Um segundo momento online, com uma formação mais centrada no papel do Guardião e nalguns procedimentos. Para além disso aos Guardiões do Brincar é distribuído um manual e é atribuído um mentor que acompanha regularmente cada grupo, sobretudo nos primeiros tempos, há também um programa de formação contínua (online) disponível para toda a comunidade do Brincar de Rua, que aborda temas relacionados com a infância.
Os Grupos Comunitários do Brincar são geridos pelos Guardiões do Brincar locais, sempre em equipa.
Notas importantes:
1) Uma sessão tem que ter,  no mínimo, 2 Guardiões do Brincar presentes, mas as equipas não têm limite de Guardiões.
2) Os horários são inteiramente definidos pelos Guardiões de cada grupo de acordo com a sua disponibilidade.

04 CELEBRAR E DISSEMINAR

Tempo de Brincar! O objetivo final é criar Grupos Comunitários do Brincar que definem rotinas semanais de brincadeiras na comunidade, mas se a tua comunidade ainda não estiver preparada para assumir essa periodicidade, podemos começar com passos mais tranquilos, celebrando em Encontros do Brincar mais espaçados. O que importa mesmo é que todos sintam o poder transformador e a felicidade do Brincar de Rua em cada uma das crianças da comunidade.

AGORA QUE JÁ SABES COMO FUNCIONA

CRIA O TEU REGISTO NA PLATAFORMA

Plataforma Brincar de Rua