O que vai mudar na vida como a conhecemos? Novas cidades? Mais participação cívica?

Depois do contexto de isolamento que vivemos, o que vai mudar nas relações de vizinhança e nas relações no bairro? Poderá surgir uma vida mais participada nas cidades e nas comunidades? Para José Carlos Mota, estamos a viver um momento de mudança – constituído por um conjunto de micro mudanças -, que nos obriga a experimentar um novo estilo de vida. 

José Carlos Mota é docente da Universidade de Aveiro e diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano.  Ligado a vários movimentos de vizinhança, nomeadamente ao “Vizinhos de Aveiro”, considera que vamos assistir a algumas mudanças estruturais na organização da nossa vida como a conhecemos “do ponto de vista do trabalho – na forma como vamos gerir o tempo em trabalho -, ao nível da logística urbana, dada a quantidade de serviços que surgiram em resposta à nossa incapacidade de mobilidade e ainda nas redes de vizinhança, pela enormidade de cidadãos que se mobilizaram para oferecer respostas públicas. Parece-me que vamos sair desta crise mais próximos”.


“Experimentámos novas realidades nas relações sociais e acho que irão perdurar. Há laços que se vão manter, vamos valorizar o consumo e produção local, alterar hábitos de deslocação por lazer e turismo e valorizar mais os espaços públicos e espaços verdes porque estivemos confinados e já entendemos o que é viver em prisão domiciliária”.


Depois da distância, vamos ser mais próximos?

Se não conseguiste assistir à sessão (in)formativa com José Carlos Mota, partilhamos a gravação:

Visitar website José Carlos Mota

1 Comment

  • Desde entao, a sociedade tem se perguntado qual sera o futuro dos centros urbanos depois da pandemia. O virus empurrou os habitantes das metropoles para dentro de casa e nos levou a deixar de viver as cidades tais como as conhecemos. Uma vacina seria capaz de fazer tudo voltar ao normal ou teriamos que comecar a pensar numa revisao do conceito de cidade?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy