Ideias de brincar: De onde venho?

A natureza é o cenário perfeito para aprender e criar atividades bem divertidas e didáticas. Nesta atividade, só precisas de dois tecidos opacos.

De onde venho?

número de brincadores: 1 a 30
idade recomendada: mais de 4 anos
requisitos de espaço: jardim ou mata com alguma diversidade de plantas e árvores
materiais necessários: dois tecidos opacos

Como se brinca:

1) Define com as crianças quais são os limites da zona da atividade.
2) Recolhe folhas de cinco a nove plantas e árvores que estejam na zona da atividade. As crianças não deverão ver de onde apanhas as folhas.
3) Dispõe as folhas sobre o tecido e cobre-as com o segundo tecido.
4) Caso seja um grupo grande, pede às crianças para formarem pares ou pequenos grupos.
5) Mostra as folhas às crianças durante quinze segundos. Pede-lhes para verem com atenção as diferenças e pormenores de cada uma. Tapa novamente as folhas.

6) As crianças deverão recolher uma folha igual a cada uma que se encontra escondida entre os tecidos o mais rápido possível.
7) Se as crianças forem pequenas ou tiveram mais dificuldades, deixa-as ver novamente as folhas.
8) No final falem em grupo sobre as espécies das plantas e árvores – deixa o grupo partilhar os conhecimentos que já têm e acrescenta mais informações no final.

Dica: Podes fazer esta atividade em casa com as folhas dos vasos da varanda ou das árvores do quintal/ jardim. Caso não tenhas plantas em casa só tens que arranjar antecipadamente pares de folhas. No primeiro caso, o jogo desenrola-se da mesma forma; no segundo caso, esconde metade das folhas pelas divisões da casa e a criança deverá fazer uma caça ao tesouro e associá-las ao seu par o mais rápido possível.

Atividade adaptada de: ROBB, M. et all. Learning with Nature. England: Green Books, 2015

Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy