Ideias de brincar: Que animal sou eu?

Os animais são os nossos amiguinhos que partilham a terra connosco. Com esta atividade poderão ficar a conhecê-los melhor e ajudar a proteger a fauna.

Que animal sou eu?

número de brincadores: 2 ou +
idade recomendada: +5 anos
requisitos de espaço: em qualquer lugar, mas preferencialmente num local onde possamos observar animais
materiais necessários: cartões com animais e fita cola

Como se brinca:

1) Constrói os teus cartões. Pergunta às crianças que animais é que elas conhecem e que mais gostam, ou lista os animais que facilmente encontras quando sais à rua. Os cartões devem ter a imagem e o nome do animal – podes desenhar (se te sentires criativo), recortar de revistas ou imprimir. Reforça os cartões para resistirem a muitas horas de brincadeira.
2) O primeiro detetive escolhe um cartão do baralho e, sem ver, dá-o para alguém colocar o cartão nas suas costas.
3) Vira-se de costas para os outros jogadores, durante o tempo suficiente para todos verem e memorizarem o animal.
4) É hora de o detetive fazer perguntas para resolver o mistério: “Posso voar?”, “Sou um mamífero?”, “Vivo debaixo da terra?”. O grupo apenas pode responder “sim” ou “não”.
5) Quando o detetive sente que já sabe a resposta, deve dizer qual o resultado da sua investigação. Se errar, continua a fazer perguntas; se acertar, é a vez de um próximo detetive.

Variantes: Constrói um pequeno dicionário animal: numa folha cola, imprime ou desenha o animal e escreve informações sobre esse animal. Primeiro as informações que sabem sobre o animal e depois, como bons detetives, vão investigar mais (em livros ou na Internet).
Não são necessários materiais. Num dia de chuva ou numa viagem de carro uma pessoa pensa num animal, as outras pessoas serão os detetives. As regras anteriores mantêm-se. O detetive que descobrir o animal que a pessoa está a pensar será a próxima pessoa a pensar num animal.

Atividade adaptada de:SCHOFIELD, J. & DANKS, F. Wild Things. Australia: Lonely Planet Kids, 2019

Queres partilhar uma ideia de brincadeira com outros brincadores ? Se foste feliz a experimentá-la, então é certamente uma boa ideia partilhar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy