A Nossa História …

Depois do panorama atual não poderíamos ficar indiferentes. As crianças querem brincar na rua, os especialistas dizem que é fundamental para o seu crescimento, mas os pais não conseguem dar o passo, porque sentem insegurança nas ruas. Enquanto profissionais ligados à educação e saúde que somos, decidimos cozinhar tudo, descobrir a fórmula mágica e… jáz! Assim nasceu o projeto Brincar de Rua. O Brincar de Rua é o programa que permite que as crianças voltem a brincar na rua, em segurança, de forma não estruturada.

MISSÃO

Proporcionar a todas as crianças a oportunidade de brincarem na rua e viverem em comunidades mais saudáveis e felizes.

VISÃO

Que todas as crianças de Portugal possam voltar a brincar na rua em segurança. Mas por detrás do Brincar de Rua existe a Ludotempo–Associação de Promoção do Brincar: uma associação sem fins lucrativos, criada em outubro de 2015, por estes “brincadores” que partilham em comum o conhecimento do poder do jogo e do brincar na construção e transformação de pessoas e comunidades.

A Ludotempo foi criada com o objetivo de ser um ponto de encontro de projetos inovadores e de boas práticas, um projeto gerador de iniciativas capazes de ligar pessoas, culturas, gerações, através do brincar. Em 2012 grande parte do grupo fundador desta associação lançou uma iniciativa inédita em Portugal, o I Seminário do Brincar em Portugal, que foi, de certa forma, a primeira pedra desta casa que queremos construir de forma sólida e sustentada nas necessidades das nossas comunidades.

Acima de tudo, somos um grupo de adultos que mantêm viva a criança que existe em cada um de nós. E, na verdade, sabemos uma coisa: não estamos sozinhos e estamos à tua espera! Junta-te a nós!

As caras que dão cor a este projeto 

Estas são as caras que dão cor a este projeto, profissionais ligados à educação e saúde. Adultos que mantêm viva a criança que existe em cada um de nós!

Francisco Lontro

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, com especialização em Psicomotricidade na área de Saúde Mental da Infância e Adolescência. Formação em Gestão e Inovação Social. Co-organizador do I Seminário Brincar em Portugal. Mentor do projeto PLAYcity.

Lília Pedro

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação. Experiência de mais de 10 anos no trabalho com crianças. Gestão e promoção de eventos para a família. Co-organizadora do I Seminário Brincar em Portugal.

Daniela Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação desde 2015, com especialização em Estudo dos Media e Jornalismo. Tem experiência na produção de conteúdos (jornalísticos e comerciais) e trabalhou em Comunicação Estratégica, Assessoria de imprensa, Conteúdos e Digital Media. É responsável por todos os processos de comunicação interna e externa do projeto Brincar de Rua.

Estela Ribeiro

Licenciada em Serviço Social desde 2007 e Pós-Graduada em Intervenção Familiar Sistémica. Sempre trabalhou diretamente com famílias e comunidades e população portadora de deficiência. Formação e experiência em gestão de voluntariado.

Experiência em formação para pais e dinamização de atividades para pais e filhos.

Erica Silva

Licenciada em Psicologia Trabalha desde 2005 em contexto hospitalar na área da Saúde Mental da Infância e Adolescência, sempre em parceria com estruturas sediadas na comunidade como escolas, juntas de freguesia, associações de bairro e projetos locais.

Vitória Rodrigues

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação.

Trabalha desde 2007 em Centros de Recursos para a Inclusão (Nazaré, Peniche, Lourinhã) — psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem e competências pessoais e sociais para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular e na transição para a vida ativa. Sócia ativa na Associação Juvenil de Peniche — projetos sociais e culturais; participação em voluntariado e formação no Brasil e Grécia. Colaboradora na organização do I Seminário Brincar em Portugal.

Neide Pedro

Licenciada em Estudos Europeus.

Trabalha há dez anos na gestão de projetos europeus e é sócia-gerente da Gesellschaft für Europabildung em Berlim há sete anos (www.europabildung.org). Tem uma experiência vasta em gestão de fundos europeus e no desenvolvimento de projetos, sobretudo na área de formação profissional, de integração social para jovens com deficiência e projetos de investigação e desenvolvimento da educação profissional a nível europeu.

Quem nos ajuda a ir mais longe

COFINANCIADORES

ATIVADORES

ESTRATÉGICOS

IMPULSIONADORES

Vamos levar o Brincar de Rua para o teu bairro?

Fala connosco